Críticas de Livros

Namorada Podre de Rica, de Kevin Kwan | Crítica do Livro

Compre o livro na Amazon

Ao terminar Asiáticos Podres de Rico não imaginamos que algo novo pode surgir desse universo de bilionários e suas vidas agitadas. Em Namorada Podre de Rica, Kevin Kwan consegue expandir o universos dos bilionários apresentado no primeiro volume sem perder a essência.

Dessa vez o leitor já conhece os cenários e as possibilidades absurdas do universo asiático-rico, e por isso ele passa mais tempo desenvolvendo os personagens e os drama envolta eles. Se passando alguns anos após o fim do primeiro livro, Nick e Rachel estão prestes a se casar e algumas novidades mudam completamente a vida deles.

A maior parte do livro se passa enquanto eles estão em lua de mel, e alguns novos personagens são apresentados. Mas personagens como Astrid e as mães de Rachel e Nick também voltam a aparecer e continuar crescendo em detalhes de suas vidas.

Um dos pontos mais interessantes desse livro é que descobrimos muito sobre a cultura, a economia e o poder da Ásia como um todo, e não apenas Cingapura, sob o mundo de forma cômica e descontraída. Algumas cenas são tão absurdas e com realidades tão diferentes do cidadão médio que esquecemos que o livro é baseado em um mundo real.

A história se passa no início da década de 2010, e por isso diversas referências a cultura pop de alguns anos atrás são relembradas por nós “do futuro”. É uma sensação de nostalgia e proximidade perceber que o que esses asiáticos ricos pensavam e conheciam na época era o mesmo que a maior parte do mundo também compartilhava. É uma falsa sensação de proximidade.

Os problemas sociais, por outro lado, são bem semelhantes aos vividos por todo a população atual. O machismo é muito retratado e praticamente todos os homens desse livro são odiáveis, e insuportáveis. Vale lembrar que é uma história que se passa quase uma década atrás, e a sociedade ainda não era tão empoderada como hoje, e ainda é sobre a cultura asiática, muito tradicionalista, diferente do ocidente. Todos os homens são insuportáveis, menos Nick.

Nick e Rachel são o mais próximo do mundo “real” (de quem não é bilionário) que conseguimos enxergar. Mesmo eles sendo herdeiros de futuros milhões, ambos levam uma vida de costumes simples que é sempre questionado pelos personagens a volta.

Namorada Podre de Rica é uma história que poderia facilmente ser real, mas igualmente distante da realidade. E essa é a graça: passar mensagens importantes, falar de cultura e mostrar a importância da Ásia para o mundo de maneira tênue entre o absurdo e o adorável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *