Críticas de Livros

O Clube dos Oito, de Daniel Handler | Crítica do Livro

Compre o livro na Amazon

Na época de escola todos temos nossos próprios grupos de amizade, e com Flannery isso não é diferente. Ela faz parte do chamado Clube dos Oito, formado por alunos bem diferentes entre si. Nada de extraordinário, até que o grupo aparece na manchete de vários jornais acusando Flannery de assassina.

A narrativa é diferente do tradicional e mistura as formas ao longo do livro. O principal fio condutor é Diário de Flannery, em que ela narra o misterioso crime em seu ponto de vista e o como os fatos realmente aconteceram. Em paralelo, em capítulos intercalados, temos também relatos de jornalistas da época do crime.

Porém, o autor não se resume a apenas essas duas maneiras de contar a história. Enquanto a protagonista reedita seu diário ela também faz comentários, apresenta cartas e outros trechos que fazem o leitor entrar ainda mais na história que está sendo contada.

Mesmo com muitas informações acontecendo ao mesmo tempo não chega a ser uma narrativa confusa, pelo contrário, é autoexplicativa e faz o leitor criar uma nova teoria a cada virada de página. A cada início de capítulo é mostrado a data daquela parte, e a protagonista vai nos preparando para o tão aguardado dia em que narrará o que aconteceu de tão alarmante.

Daniel Handler, talvez mais conhecido pelo seu pseudônimo Lemony Snicket, já é famoso por conseguir prender os leitores em mistérios mirabolantes e com enormes revira-voltas. Não é diferente neste livro, em que um “simples” caso consegue ser contado de uma maneira que torna tudo um grande espetáculo.

Um grande problema do livro é não ter aviso de um possível gatilho relacionados a abuso sexual, que pode pegar alguns leitores sensíveis desprevenidos.

De modo geral é uma história muito intrigante que a cada detalhe revelado o leitor se prende ainda mais, e pode até parecer previsível, mas a conclusão ainda vai te surpreender com as reviravoltas que o autor deixou guardado. E quando terminar, você com certeza terá vontade de reler a história.

Compre o livro na Amazon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *