Críticas de Filmes

O Ódio que você Semeia | Crítica do Filme

Com uma história extremamente relevante e atual, a adaptação homônima O Ódio que Você Semeia é uma pequena amostra de como nasce o racismo na sociedade. Starr (Amandla Stenberg) é a protagonista da história, e a única testemunha de um assassinato de um jovem negro cometido por um policial branco.

O filme consegue ser conciso e abrangente ao mesmo tempo, dando detalhes e aprofundando nos problemas que cercam a protagonista, mas sem ser repetitivo e monótono. Parte se deve a obra original da Angie Thomas (clique aqui para assistir a crítica), porém não podemos deixar de dar créditos a produção que soube fazer os cortes necessários para o longa funcionar.

Em questão de adaptação, é possível afirmar que ela funciona perfeitamente como um filme independente do livro. Toda a essência e os principais acontecimentos estão no filme, mesmo que algumas de maneiras diferentes.

A fotografia do filme é um ponto que também merece destaque: cores quentes e vívidas quando a história está voltada para a casa da Starr, no bairro negro, e cores frias quando estão no bairro branco e rico.

O elenco principal está com uma atuação impecável, em especial Amandla Stenberg (Starr, protagonista), Russell Hornsby (Pai da Starr) e a Regina Hall (Mãe da Starr). A emoção do filme se deve muito pelo ótimo trabalho desse trio, que conduz boa parte das cenas sensíveis.

Essas cenas, claro, são em maioria explicando e relatando racismo. Mas o filme não se mantém apenas de cenas pesadas, existem também os alívios cômicos ao longo da trágica história. Os momentos que foram precisamente inseridos, não interrompendo um momento tenso ou reflexivo. Quando acontece, o que não foram muitas vezes, é depois de um tempo deixado para o espectador refletir.

O filme além de entreter consegue ensinar e conscientizar os espectadores com exemplos práticos e palpáveis. Vale lembrar que é um filme de ficção, porém casos como esse acontecem todos os dias.

2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *